Os óvulos congelados são uma opção de muitas mulheres que desejam adiar o plano da maternidade, por diversos motivos.
Mas, você pode se perguntar: por que as mulheres têm que congelar os óvulos se querem engravidar apenas no futuro? Isso é necessário porque as mulheres nascem com um número limitado de óvulos para a vida toda.
Diferente dos homens que produzem novos espermatozóides a cada 2 ou 3 meses. O organismo feminino não produz novos gametas. Ao contrário disso, a cada ciclo menstrual ocorre a liberação dos óvulos por mês. Com isso, além da baixa quantidade que cai após o passar dos anos, também ocorre uma diminuição na qualidade que pode atrapalhar a fertilidade feminina no futuro.
Planeje seu futuro como quiser!
A possibilidade de planejar sua vida reprodutiva é um dos reflexos das quebras de barreiras impostas pela sociedade perante as mulheres. A alternativa do congelamento dos óvulos representa o empoderamento feminino de decidir como e quando realizar seus desejos.
Contudo, o adiamento da maternidade deve ser pensado e planejado. Com o passar dos anos, e com o envelhecimento dos óvulos, aumentam os riscos de abortos espontâneos e de nascimentos de bebês com algumas síndromes genéticas e/ou malformações.
Além disso, também é mais difícil engravidar naturalmente após os 35 anos, devido ao estoque ovariano baixo. Mas, não é impossível. Portanto, vale uma conversa aberta com seu médico.
Quanto tempo dura os óvulos congelados?
Essa é uma dúvida comum de surgir nas pessoas que desejam passar pelo procedimento ou que já estão em alguma etapa da técnica.
Com o método atual de congelamento rápido, chamado de vitrificação, em que os danos celulares são minimizados ao máximo, não há limite de tempo e a sua qualidade é mantida ao longo de todo o tempo que permanecer congelado.
Os embriões congelados podem envelhecer?
Tanto os óvulos quanto os embriões congelados não envelhecem. Aliás, o que depende do sucesso da gestação, é a idade da mulher no momento do congelamento e não na realização do procedimento para engravidar.
Portanto, você pode congelar seus óvulos ou embriões e passar pelo tratamento para engravidar no momento em que achar ideal.
Procure uma clínica especializada em reprodução assistida
Independente de qual for a sua escolha, é fundamental procurar por uma clínica especializada em reprodução assistida. Assim, o profissional saberá indicar os procedimentos ideais para a sua situação, através de exames específicos.
Na clínica Fert-Embryo, você pode abrir o coração com o Dr. Wilson Jaccoud. Agende sua consulta, esperamos por você.
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038