• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Quanto tempo demora para engravidar após parar o anticoncepcional?

Se você está buscando realizar o sonho de ter filhos e decide parar o anticoncepcional para engravidar, é preciso compreender os efeitos da sua escolha. A partir dessa realidade, uma das primeiras possíveis perguntas que muitas mulheres fazem é: “Quanto tempo demora para engravidar após parar o anticoncepcional?”.

E, a resposta, levará em consideração dois fatores importantes: seu corpo e o método contraceptivo que você usava.

Parei de tomar anticoncepcional: posso engravidar no primeiro mês?

Na expectativa de realizar o sonho da maternidade, as mulheres acabam ficando ansiosas. Por isso, é importante saber que logo no primeiro mês, a gravidez ainda não deverá acontecer, pois, após a interrupção do uso de contraceptivos, é comum que atrase, temporariamente, o tempo de gravidez.

Tudo isso se dá porque os contraceptivos hormonais afetam o ciclo reprodutivo. Ou seja, antes de você fazer uso de anticoncepcional, seu ciclo hormonal era diferente.

Assim, com a parada do método contraceptivo, o corpo precisa se readaptar devido à ausência de doses diárias, mensais ou trimestrais, fazendo com que sua ovulação dependa, exclusivamente, da eliminação desses hormônios sintéticos que foram ingeridos. E, para isso, não existe um padrão, já que algumas mulheres passaram por uma eliminação dos resíduos do anticoncepcional mais rápida que outras.

Além do organismo, cada método, também, apresenta um tempo médio de eliminação dos hormônios sintéticos. Sendo eles:

DIU 

São inseridos dentro do útero e liberam progestina. É preciso, em média, quatro meses para engravidar após a remoção do DIU hormonal. É importante ressaltar que o DIU de cobre não é hormonal e, por isso, as pacientes costumam ter um retorno mais rápido da fertilidade.

Pílulas anticoncepcionais combinadas

Contém uma combinação de hormônios estrogênio e progestina. É preciso, em média, oito meses para engravidar após parar de tomá-las.

Contraceptivo injetável

Contém progestina com ou sem estrogênio e, dependendo do seu tipo específico, é tomado a cada um a três meses. Assim, é preciso, em média, cinco a nove meses para engravidar se você pular uma injeção para realizar a tentativa. Porém, se você toma uma injeção a cada três meses, é preciso cerca de oito a 12 meses após a última injeção tomada para engravidar.

Implantes contraceptivos

São inseridos sob a pele para a liberação de progestina. É preciso, em média, de 3 a 8 meses para engravidar após a remoção do implante.

Não consigo engravidar: que exames devo fazer?

Se você ainda apresenta dificuldade para engravidar após o período de 12 meses, é possível que os “problemas” estejam relacionados à infertilidade. Assim, é recomendado que você procure por um médico especialista em reprodução humana para que sejam investigadas as possíveis causas e ele aponte o tratamento mais adequado para seu caso.

É importante lembrar que, se a mulher fez laqueadura, ela poderá engravidar através de dois procedimentos: a reversão da laqueadura ou a fertilização in vitro.

Entretanto, quem decidirá entre a reversão de laqueadura ou fertilização in vitro, será o médico ginecologista, especialista em reprodução humana, que fará um acompanhamento completo e adequado à paciente, identificando e avaliando os possíveis fatores que venham a dificultar a gravidez.

Valorize sua felicidade. Na hora de realizar o sonho da maternidade, venha para a Fert-Embryo!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo