Se “não consigo engravidar” é uma de suas afirmações, entenda que chegou a hora de procurar por um médico especialista em reprodução humana e assistida.
Essa é uma realidade bastante comum entre casais heterossexuais que desejam ter filhos mas acabam enfrentando alguns problemas. Entretanto, quando falamos em “problemas”, eles podem estar diretamente ligados à situações que causam infertilidade e dependem de tratamentos e técnicas realizados pela medicina reprodutiva.
Investigando as causas da infertilidade
Um casal que tenha relações sexuais de 2 a 3 vezes por semana, sem o uso de qualquer método contraceptivo, mas não consegue engravidar dentro do período de 12 meses quando a mulher tem até 35 anos, pode ser considerado um casal infértil. E, após esta idade, o período é de 6 meses.
Além do casal, também devem ser observados os casos isolados. Como a infertilidade feminina, que pode ser causada por determinadas situações relacionadas à saúde da mulher e do aparelho reprodutor feminino. São elas:
- Idade materna superior a 35 anos;
- Mulheres com reserva ovariana baixa;
- Doença tubária ou aderências pélvicas;
- Endometriose profunda e adenomiose;
- Miomas e pólipos;
- Antecedentes de laqueadura;
Ao mesmo tempo, também são investigadas e avaliadas as possíveis situações e causas de infertilidade masculina. Condição que pode ocorrer devido a criptorquidia (quando os testículos não descerem corretamente da cavidade abdominal para a região escrotal), ou em homens que podem ter varicocele, perturbações endócrinas, infecções com sequelas nos testículos e ductos, torção testicular ou antecedentes de vasectomia.
Qual o melhor tratamento para engravidar?
Não existe um melhor tratamento, mas sim, o tratamento mais adequado para o caso de cada paciente ou casal!
A fertilização in vitro (FIV), por exemplo, é o tratamento mais indicado para os casos de infertilidade citados; e ainda pode ser somado ao fato de o casal já ter tentado a inseminação intrauterina e esta técnica não ter dado resultado. Sendo ideal, também, para quem busca engravidar do segundo filho.
A fertilização in vitro pode ser ainda realizada com injeção intracitoplasmática (ICSI). Este procedimento ocorre devido à necessidade de realizar a injeção de um espermatozóide dentro do óvulo, pois sabe-se que não é possível ou é mínima a chance do espermatozóide fertiliza-lo por conta própria.
Já que pode acontecer, em alguns casos, do paciente homem ter o número, a motilidade e/ou a quantidade de espermatozóides com forma normal muito reduzida, não sendo possível obter um número adequado deles para que ocorra a fertilização do óvulo dentro do organismo da mulher.
Por isso, quando esta quantidade é tão pequena a ponto dos espermatozóides não conseguirem fertilizar os óvulos in vitro, espontaneamente, realiza-se a ICSI.
Centro de Medicina Reprodutiva
Conforto e segurança não podem faltar na hora de realizar o sonho da maternidade! Conheça a Fert-Embryo e tenha um completo diagnóstico e acompanhamento com o Dr. Wilson Jaccoud na hora de realizar o tratamento para o seu caso. Faça-nos uma visita!