A maioria das pessoas que estão realizando a fertilização in vitro ficam com dúvidas sobre quantos embriões podem ser transferidos. É comum pensar que quanto maior for o número, maior será a chance de gravidez.
Entretanto, independente se for um ou mais, é necessária uma série de avaliações do médico para uma decisão mais acertada, além da normativa a ser seguida.
Como saber quantos embriões podem ser transferidos?
A decisão é feita de uma maneira técnica, pois ao transferir dois embriões ou mais sempre existe a chance de gestação de gêmeos, o que pode oferecer riscos aumentados.
Apesar dos pacientes aceitarem os riscos, é fundamental que o médico, especialista em reprodução humana, explique as possíveis complicações da gravidez, além de considerar o organismo e a saúde da mulher que irá gestar o bebê.
Entre os fatores a serem avaliados incluem-se:
- Qualidade dos embriões;
- Estágio do desenvolvimento do embrião;
- Idade da paciente;
- Número de tentativas da fiv;
- Idade da doadora em caso de ovodoação ou idade na qual foi feita a coleta dos óvulos caso eles estejam congelados;
- Cirurgias uterinas prévias, como miomectomia ou cesárea;
- Malformações uterinas, como útero bicorno, unicorno e didelfo;
- Preferências do casal.
Quando a decisão é de apenas um embrião?
A transferência de um único embrião tem se tornado mais comum com o objetivo de reduzir as gestações de gêmeos e aumentar as chances de implantação, fazendo a transferência do blastocisto com mais qualidade.
Lembrando que uma gestação gemelar já possui seus riscos e complicações. Quando a mulher está com uma idade mais avançada, após os 35 anos, as dificuldades são ainda maiores. Pode acontecer as seguintes situações:
- Parto prematuro;
- Restrição de crescimento fetal;
- Diabetes gestacional;
- Pré-eclâmpsia;
- Entre outros.
Os pais participam da escolha na fertilização in vitro?
Com certeza! Apesar da importância da decisão técnica e médica, a escolha dos pais também deve ser considerada. Por isso, eles estão presentes durante as conversas para expor seus desejos e necessidades.
Existe uma lei para a quantidade de embriões transferidos?
Embora todos esses fatores citados, outro elemento que determina a possibilidade de número de embriões transferidos por tentativa de FIV é a determinação exposta pelo Conselho Federal de Medicina.
Para pacientes até 37 anos permite-se a transferência de um ou dois embriões, acima de 37 anos podem ser transferidos até 3 embriões; Além disso, embriões euploides após diagnóstico genético podem transferir dois embriões independente da idade e na ovorecepção é possível ter dois embriões, já que a doadora de óvulos pode ter no máximo 37 anos. (RDC 2.320/2022)
A clínica Fert-Embryo é especializada em reprodução assistida, converse com o Dr. Wilson Jaccoud para tirar suas dúvidas.
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038