A infertilidade masculina ainda é pouco falada quando a mulher tenta engravidar e não consegue, geralmente a culpa cai sobre ela, mas nem sempre é assim.
Uma das principais causas para o problema no organismo masculino é a varicocele, condição que pode ser bem prevalente nos casos de infertilidade masculina, doença que se desenvolve com a chegada da puberdade.
Como a patologia costuma não apresentar sintomas, ter uma avaliação urológica durante a adolescência e após iniciar a vida sexual é importante. Conheça mais sobre a varicocele e sua relação com a infertilidade masculina.
O que é a varicocele?
A varicocele é uma doença caracterizada pela dilatação anormal das veias presentes nos testículos, especificamente na região chamada de plexo pampiniforme testicular.
Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, sendo que o desenvolvimento das veias é semelhante com as varizes das pernas.
Em que idade é mais comum ver os sintomas da varicocele?
Mais comum em homens entre os 15 e 25 anos, a varicocele pode afetar apenas um dos lados do escroto.
De origem genética, cerca de 80 a 95% dos casos apresentam as varizes apenas do lado esquerdo. No entanto, também é possível desenvolver o quadro em ambos os lados, estima-se que isso ocorra entre 30 a 45% dos casos. Raramente a doença acomete apenas o lado direto do testículo.
Quais são os sintomas da varicocele?
Como a varicocele na maioria das vezes é assintomática, o diagnóstico pode ser difícil e demorado. Em algumas situações, pode ser que o adolescente reclame de um desconforto local, aumento de volume escrotal e, raramente, dor testicular.
Por ser uma doença silenciosa, a maioria só percebe na vida adulta, mais precisamente quando estão tentando reproduzir e percebem uma falha constante nas tentativas.
Por que a varicocele gera infertilidade masculina?
As veias da região testicular fazem parte do cordão espermático, a dilatação anormal pode dificultar o retorno de sangue no próprio órgão e o aumento da temperatura no local, e assim afetando os parâmetros seminais.
Com menos células produtoras de espermatozoides, ocorrerá uma redução na produção de espermatozoides e menor será a capacidade de o homem na vida adulta engravidar sua parceira.
Apesar disso, é importante ressaltar que o diagnóstico não causa impotência sexual.
Como é feito o diagnóstico?
O médico responsável em realizar a avaliação é o urologista. É possível diagnosticar a varicocele por meio do exame físico, de forma rápida e sem dor. O profissional avalia a bolsa testicular por meio da inspeção e de uma delicada palpação da bolsa testicular, com o paciente sempre de pé.
Mas, e se eu só descobrir quando adulto?
Caso os sintomas só se manifestem na fase adulta, a doença pode ser identificada durante exames de fertilidade. Com a realização de um espermograma para avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozóides.
Caso exista alguma alteração, o profissional deve pensar em um tratamento adequado para a varicocele e para os possíveis problemas de infertilidade sendo enfrentados pelo paciente.
Meninos e homens, cuidado com a varicocele! Quanto mais tempo ela persistir sem tratamento, maior o dano que causa ao testículo e a fertilidade masculina. Surgiu alguma dúvida? Nos envie uma mensagem nas redes sociais e nós responderemos o mais rápido possível:
➝ Facebook: /fertembryomedreprodutiva⠀
➝ Instagram: @fertembryomedreprodutiva⠀