Escolher o congelamento de óvulos, é escolher o seu tempo certo. A maternidade planejada é o melhor caminho para um parto saudável e uma constituição familiar equilibrada, devido a maior preparação envolvida em todo processo.
Seu corpo, suas regras!
Você pode decidir o melhor momento para dar cada passo em sua vida. Às vezes algo sai fora do planejado, mas você pode trilhar o que desejar.
Ninguém deve passar por suas vontades e definir se essa é a hora ideal de ter filhos. Mesmo que te façam perguntas inconvenientes como ‘’já está na hora de aumentar a família’’, ‘’quando o bebê vem?’’ ou ainda ‘’a idade está chegando, não vai ter energia para ter filhos’’.
Use a tecnologia e a medicina a seu favor, conheça as técnicas de reprodução humana e assistida que podem ser realizadas nessas situações.
Conheça o congelamento de óvulos
A técnica de congelar os óvulos consiste na conservação dos gametas femininos em nitrogênio líquido, em uma temperatura de -196 ºC. Dessa maneira, os óvulos não perdem a qualidade, enquanto a mulher ainda está num período de boa fertilidade.
Com esta técnica apenas 5 a 15% dos gametas são perdidos durante o descongelamento, a depender da idade em que a mulher realizar o congelamento bem como da qualidade dos óvulos congelados.
Por isso é importante estar atento à idade em que o procedimento será feito, sendo que quanto menor a idade da mulher maior é a taxa de sobrevivência ao descongelamento.
Aliás, a idade em que irá ocorrer a transferência do material no útero da mulher também pode interferir no sucesso do procedimento.
Autonomia para gestar quando estiver preparada
Ascensão profissional é um dos principais motivos para querer adiar a maternidade. Seguido do âmbito estudantil e dedicação familiar.
Com os óvulos congelados, você poderá dedicar-se tempo suficiente ao que quiser. No momento mais adequado, poderá entrar no mundo da maternidade.
Liberdade de gerar um filho com ou sem companheiro
A criopreservação dá para a mulher a escolha de ter o filho com um companheiro ou ter uma produção independente. Isso é possível a partir da aquisição de espermatozóides de um doador, por meio de um banco de sêmen.
Preservação da fertilidade feminina
Mesmo que não esteja nos seus planos de engravidar agora. Num futuro próximo, pode ser que sua ideia mude. Porém, dependendo do período, pode ser que a fertilidade feminina não esteja a mesma de antes, assim você pode encontrar dificuldades para engravidar
Além disso, alguns tratamentos médicos podem causar efeitos colaterais severos, que podem comprometer a fertilidade, como é o caso da quimioterapia e radioterapia. Para que a mulher tenha a possibilidade de engravidar futuramente, é possível optar pelo congelamento de óvulos.
Tudo no seu tempo! Conheça a clínica Fert-Embryo, assim você pode agendar uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e poder conversar sobre sua situação.
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038