• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

A infertilidade é hereditária?

A infertilidade pode acometer diversos casais. Quando a mulher e o homem estão tentando engravidar, mas encontram dificuldades,  são buscadas várias maneiras de entender o motivo de isso acontecer. 

A fertilidade feminina e masculina pode estar associada a questões genéticas e hereditárias. Isso se dá porque algumas doenças ou outros problemas ligados à dificuldade em engravidar, podem surgir por causa de uma pré-disposição à determinada doença ou mesmo a partir de características sanguíneas.

Hereditariedade e infertilidade feminina

Os médicos vêm avaliando que pacientes cuja mãe apresentou sintomas da menopausa antes do tempo previsto, ou seja, antes dos 40 anos, correm o risco de desenvolver o mesmo problema.

Além disso, essas mulheres com problemas hereditários, também podem manifestar uma diminuição anual da quantidade de óvulos mais alta do que o normal. Lembrando que o corpo feminino nasce com uma reserva ovariana que se reduz ao longo dos anos, até que a mulher entre na menopausa, após os 40 anos. 

Alguns casais que adiam a gravidez até depois dos 30 anos da mulher, podem não saber ou perceber que elas já são ou podem ficar enfrentar problemas para engravidar nessa idade, devido à sua predisposição genética.

Existe alguma relação de infertilidade masculina com hereditariedade? 

Sim. No caso dos homens, as mães que sofreram com menopausa precoce, também podem ter uma infertilidade hereditária

Por isso, se um casal está tentando engravidar há um ano, sem uso de contraceptivos, tanto o homem quanto a mulher deve fazer exames de fertilidade. Isso porque ambos podem ter algum obstáculo genético ou hereditário. 

É possível preservar a fertilidade? 

A medicina e a tecnologia andam lado a lado. Por isso, existem diversos procedimentos para preservar a fertilidade, bem como os tratamentos para engravidar no método de reprodução assistida e humana

Tanto os homens quanto as mulheres podem recorrer ao congelamento de óvulos ou criopreservação para conservar a fertilidade. A indicação da técnica pode ser feita em diversas situações: pré-quimioterapia ou radioterapia; doenças degenerativas; adiamento da gestação; disfunção erétil; doença ovariana ou hereditariedade de menopausa precoce. 

Para finalizar, vale lembrar que se você apresenta dificuldades para engravidar ou desconfia que possa ter algum problema de fertilidade herdado, o ideal é consultar um especialista em reprodução humana para obter um diagnóstico preciso e planejar as formas de tratamento mais adequadas.

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo