• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Congelamento de óvulos e embriões: entenda as diferenças

Você ou o seu parceiro precisará passar por um tratamento médico agressivo, ou deseja postergar uma gravidez e quer preservar a fertilidade feminina? Pode recorrer ao processo de congelamento dos óvulos ou embrião. 

Porém, além dessas motivações, existem diversas situações em que os procedimentos são indicados, tanto para mulheres quanto para homens — ou mesmo casais. 

Acompanhe a leitura e veja o conteúdo que separamos para você. Nele, abordaremos os tratamentos mais adequados em cada caso e as particularidades dos procedimentos.

Inicialmente, o que é preservação da fertilidade feminina? 

A preservação da fertilidade feminina significa armazenar gametas ou, até mesmo, embriões para ter o uso no futuro, caso haja necessidade. Geralmente a indicação é feita quando existe um risco e redução do potencial reprodutivo por algum motivo, ou até mesmo a variante da idade, que pode levar à redução da fertilidade natural.

Como sabemos, as mulheres nascem com uma certa quantidade de óvulos, mas com o passar dos anos a produção dessas células vai diminuindo e, com ela, ocorre uma redução na fertilidade. 

A frustração pode ser evitada quando a mulher opta em realizar o procedimento de preservação da fertilidade num momento oportuno, como o congelamento de óvulos. 

O que é congelamento de óvulos? 

Nós vimos que é possível preservar a fertilidade a partir de dois procedimentos: congelamento de óvulos e congelamento de embriões. Agora, vamos entender como funciona cada tratamento. 

No caso do congelamento de óvulos, também chamado de criopreservação, trata-se de uma técnica em que a mulher passa por um processo de estimulação ovariana, com o objetivo de amadurecer mais óvulos em um único ciclo e, depois de coletados, são congelados. 

A técnica mais utilizada e recomendada é a vitrificação, sendo um método de congelamento extremamente rápido. Dessa forma, a paciente tem segurança quanto às taxas de sobrevivência no momento do descongelamento. 

Como funciona o congelamento de embriões? 

Já o congelamento de embriões é indicado para a preservação da fertilidade de casais, ou mulheres que desejem preservar a fertilidade através de congelamento de embriões com sêmen de doador.

Para essas situações, a técnica utilizada é a mesma da Fertilização in Vitro (FIV). Porém, após a formação dos embriões, eles são congelados e permanecem dessa forma o tempo que for necessário, sem interferência em sua qualidade. 

Após serem descongelados e transferidos para o útero, a gestação procede igual a qualquer outra. 

Se eu não quiser mais engravidar, o que faço com os óvulos ou embriões congelados? 

Caso haja uma mudança nos desejos de continuar o tratamento para engravidar, a mulher pode optar em descartar o material ou, até mesmo, colocá-lo para a doação. 

Entretanto, diferentemente dos óvulos, que podem ser descartados a qualquer momento, conforme o desejo do paciente, os embriões não podem ser descartados antes de um período de três anos do seu congelamento, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Medicina. 

Além disso, a paciente pode doar os embriões excedentes, seja para outros casais, de forma anônima, com dificuldades distintas para concepção, seja para pesquisas científicas.

Venha conhecer a clínica de fertilização de Presidente Prudente, Fert-Embryo, e descubra as melhores formas de preservar sua fertilidade. 

 

Dr Wilson Jaccoud – médico diretor técnico da Fert-Embryo

CRM/SP 41.142 ı RQE 13038

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo