• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Congelamento de sêmen: conheça o tratamento que pode preservar a fertilidade masculina

O congelamento de sêmen pode ser recomendado em diversas situações pelo seu médico para preservar a fertilidade masculina

De uma forma geral, o processo de criopreservação é indicado para homens que serão submetidos a algum tratamento ou cirurgia que possam comprometer a fertilidade masculina.

Em quais casos é indicado o congelamento de sêmen? 

Pessoas com câncer, que precisam passar por tratamento de quimioterapia, normalmente ficam com ausência de espermatozoides no sêmen, podendo ou não recuperam a fertilidade após dois ou três anos. 

Em alguns casos quando recuperado, a qualidade do sêmen pode não ser suficiente para um casal engravidar naturalmente. 

Cirurgia de testículo e próstata podem representar algum tipo de risco na fertilidade. Nesses casos, o médico pode orientar o paciente a congelar o sêmen antes da cirurgia.

A baixa concentração de espermatozóide pode piorar? 

Infelizmente, sim. O problema pode ser detectado por meio do espermograma e, com o passar do tempo, o resultado pode se intensificar, diminuindo ainda mais as chances de gravidez com o uso do sêmen desse paciente. 

Nessa situação, quanto antes o paciente criopreservar seu sêmen, melhor. 

Além dessas, existem muitas outras razões para a indicação de criopreservação de sêmen como: disfunção erétil, doenças degenerativas, ausência prolongada do parceiro, antes do tratamento de fertilização assistida e também, para homens que apenas desejam preservar a sua fertilidade. Como o congelamento de sêmen é realizado? 

Diferente do tratamento de congelamento de óvulos que requer a estimulação ovariana e a punção dos óvulos. O procedimento de sêmen é mais fácil e rápido. 

A coleta do sêmen pode ser feita por masturbação ou por procedimento cirúrgico para a retirada dos espermatozóides do testículo ou do epidídimo, em casos em que homem tenha contagem reduzida ou ausência de espermatozoides no sêmen. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratório especializado no congelamento.

São realizadas 3 coletas em dias alternados e criopreservados em em nitrogênio líquido até os 196 graus negativos. Todo o material  coletado é numerado, registrado e armazenado até o momento que o paciente decide utilizar para fazer a fertilização. 

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo