• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Conheça quais os possíveis sintomas após a transferência de embriões

A fertilização in vitro é um procedimento que possibilita a realização do sonho da maternidade e paternidade das pessoas que receberam o diagnóstico de infertilidade.

A técnica consiste em uma série de etapas: realização de exames, estimulação ovariana, coleta dos gametas femininos e masculinos, fecundação e transferência dos embriões. Após o longo processo, chega um dos momentos mais apreensivos, esperar o positivo. 

Desde a transferência dos embriões até a confirmação da gestação, muitos sintomas podem surgir e deixar dúvidas se são normais, preocupantes ou se são sugestivos de gravidez. 

Todas as pacientes sentem sintomas? 

Os sintomas podem surgir a qualquer momento, sendo que durante o tratamento para engravidar os hormônios da mulher ficam totalmente desconexos do normal, desde o momento da transferência embrionária na fertilização in vitro até a confirmação da gravidez por meio do exame de beta hCG, inclusive pode continuar depois da descoberta.

Entretanto, algumas pacientes podem se manter assintomáticas até a realização do exame. Assim como nas gestações espontâneas, umas grávidas sentem muitos sinais e outras não sentem absolutamente nada. 

Existem alguns sintomas que podem estar associados à nidação. No entanto, eles podem variar de acordo com cada organismo, e não substituem de forma alguma o acompanhamento médico e a realização do exame beta hCG. 

Cólicas e dores abdominais 

Um leve desconforto e sensação de inchaço na região abdominal no primeiro trimestre podem ocorrer pelo início do crescimento do útero e também pelas alterações hormonais.  

Durante o tratamento de fertilização in vitro, são utilizadas diversas medicações hormonais que podem acarretar em sensação de “peso na barriga”. Aliás, seu intestino também pode sofrer com mudanças, que pode levar a dores. 

Além disso, o desconforto também pode aparecer após a coleta de óvulos ou a transferência dos embriões. 

Escapes com sangramento

No momento da nidação, outro sintoma que pode ou não ser percebido é o surgimento de sangramento vaginal, geralmente com aspecto de “borra de café”. Pode ocorrer por conta da implantação, sendo necessário fazer o rompimento de alguns vasos para que se forme a vascularização adequada para desenvolvimento do embrião.

Tonturas e náuseas

A tontura e a náusea podem ser decorrentes da queda de pressão, junto aos enjoos. Os sintomas tendem a melhorar após o primeiro trimestre.

Os sintomas da transferência embrionária também estão presentes devido ao uso de diversas medicações, como para a estimulação ovariana ou para o preparo do útero. 

Sonolência e cansaço 

O aumento repentino de sono e sensação de cansaço costumam ser frequentes no início da gestação. Isso também ocorre devido às alterações hormonais deste período, principalmente por conta do aumento da progesterona. 

Para a transferência dos embriões, a progesterona também desempenha um papel fundamental para o preparo do endométrio e para a janela de implantação, causando queixas de sonolência nas mulheres. 

Está com dúvidas sobre algum dos sintomas do tratamento? Converse com o seu médico e tire suas dúvidas. 

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo