• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

É possível congelar óvulos antes da quimioterapia?

Descobrir um câncer antes de realizar o sonho de ser mãe é muito frustrante. Muitos sentimentos vêm à tona: medo, preocupação, ansiedade e tristeza. Principalmente por receber a notícia e, logo após, vem o pensamento de não conseguir realizar o sonho. Porém, é possível congelar os óvulos antes da quimioterapia

Caso haja um diagnóstico precoce da doença, o médico pode indicar o congelamento dos óvulos da paciente. Entenda melhor sobre a situação! 

O que acontece com os óvulos durante a quimioterapia?

Pacientes que realizam quimioterapia correm o risco de entrarem na menopausa devido às drogas utilizadas.​ 

As mulheres que precisam fazer quimioterapia e têm desejo de engravidar no futuro devem fazer uma avaliação com um médico especialista em reprodução humana para avaliar a possibilidade de congelar os óvulos.​

Além disso, os tratamentos também diminuem significativamente a quantidade e a qualidade dos óvulos. Nestes casos, uma das principais indicações é a realização do congelamento, antes mesmo de iniciar as sessões de tratamento, para preservar o material genético, que poderá ser utilizado após liberação médica por meio da fertilização in vitro.

Métodos de preservação da fertilidade para mulheres

Inicialmente, o médico que está realizando o atendimento da paciente já deve manter um alerta sobre a fertilidade da mulher. Sendo que o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento tende a ser curto, pensando que quanto mais rápido for iniciado, maiores são as chances para a cura. 

Logo, o tempo para garantir um tratamento para preservar a fertilidade pode ser mais curto do que o necessário. Mas, isso não significa que é impossível.

Existem três tipos de métodos que podem ser utilizados. O congelamento de óvulos, o congelamento de embrião e o congelamento de tecido ovariano

Para congelamento dos óvulos e do embrião, é preciso ter disponibilidade de 10 a 14 dias. Então, do momento em que é indicado para a paciente realizar algum desses métodos até a realização desse procedimento, são necessárias quase duas semanas. Por isso é importante conversar com a paciente o mais cedo possível.

O congelamento do embrião e dos óvulos são técnicas bem similares. Então, uma mulher, já casada, pode optar por captar os óvulos, pela fertilização, e congelar os embriões já prontos. Entretanto, também é possível congelarmos somente o óvulo, para dar a essa mulher uma maior autonomia.

Caso o tempo de espera não seja favorável, é utilizado o congelamento do tecido ovariano. Para essa técnica, é realizada uma cirurgia minimamente invasiva na região da barriga, retirado um fragmento do ovário, que será congelado. No dia seguinte, essa paciente já pode dar início ao tratamento oncológico.

Se você está enfrentando uma situação oncológica e sonha pela maternidade, não perca a esperança! Estamos aqui para te apoiar e entregar os melhores caminhos. 

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo