A maternidade tardia é uma das pautas mais recorrentes na vida das mulheres. Apesar de estarmos em tempos modernos, muitos ainda não aceitam essa decisão. Mas, todos deveriam entender que a mulher pode escolher a hora certa para cada passo que ela deseja dar. Inclusive, escolher quando ser mãe!
Ser mãe, apesar do sentimento incondicional e genuíno, requer muito da mulher. O preparo, a gestação e os primeiros anos de vida, são momentos únicos e necessitam da doação materna.
Afinal, um bebê é como uma página em branco e com os ensinamentos dos pais, eles vão se desenvolvendo, o que não é uma tarefa simples.
Como eu posso saber a hora certa para ser mãe?
Apesar das pressões sociais, você é quem deve decidir se está preparada para colocar uma nova vida ao mundo.
Múltiplos fatores interferem para o momento ideal chegar. As mulheres estão cada vez mais independentes e lutando por seus sonhos, muitas vezes, o plano de ser mãe pode não estar nos primeiros tópicos da lista de metas.
Sinta-se segura e confiante!
Entrar no mundo da maternidade exige muito do físico, mental e emocional. É fundamental que você esteja segura para enfrentar esse passo importante da vida!
É preciso planejamento e comprometimento. A mulher se doa por inteira, literalmente. Seu corpo sofre mudanças que perduram por toda a vida, seu tempo é direcionado a criança, é necessário energia para acompanhar seu desenvolvimento.
Escolha o SEU momento, não por pressão.
Às vezes a ideia de ser mãe não vem da mulher, e sim uma pressão feita por alguém. Podem ser dos seus pais que querem netos, do companheiro que desejam aumentar logo a família, ou até de amigos que já tiveram filhos.
A decisão final é sua. Se você pensa que está tudo certo para encarar esse desafio da vida, vá em frente. Mas, se está percebendo que falta algo para se sentir completa, espere até se sentir pronta!
Sozinha ou em um relacionamento, espere a estabilidade
Para ter filhos não precisa estar casada, basta estar preparada para o momento. Na Fert-Embryo, clínica especializada em reprodução humana, temos a opção de fertilização in vitro (FIV) que pode ser realizada com seus óvulos e sêmem doado, por exemplo.
Muitas vezes, um casal em um relacionamento estável e feliz, tende a pensar em aumentar a família. Neste caso, o desejo também deve vir do pai, mas a decisão final deve ser de ambos.
Lembre-se das responsabilidades de ser mãe
Mãe solo ou acompanhada, ser mãe é uma alegria que só quem está na situação pode descrever. Estar embarcando na primeira viagem é ainda mais desafiador.
Até porque criar uma criança vai muito além de mantê-la bem e saudável. Ser mãe é mostrar o mundo e descobrir um novo universo. Ser mãe é ensinar e aprender diariamente.
As responsabilidades são muitas. Mas, o amor é maior.
Esperei e vou entrar na maternidade tardia: quais são os benefícios?
Ninguém consegue ditar o momento ideal, ele apenas acontece. Por vezes, você pode estar diante de uma maternidade tardia que, assim como engravidar ainda jovem, tem seus riscos e benefícios.
As vantagens de ser mãe depois dos 35 é a maturidade, senso de responsabilidade, estabilidade financeira, sonhos realizados e habilidades de cuidados.
E quais riscos posso enfrentar na gestação?
O corpo tende a ficar mais vulnerável com o passar dos anos. Na mulher, não é diferente, principalmente quando se trata de engravidar. Mas, isso não significa que não é possível, apenas é necessário maiores cuidados.
Na mãe pode surgir uma diabete gestacional com sobrecarga do funcionamento do pâncreas, provocada pelos hormônios da gravidez e o aumento do peso. Agravamento de uma hipertensão arterial pré-existente ou o surgimento de hipertensão específica com um aumento da quantidade de sangue. E a prematuridade, relacionada às complicações obstétricas. Já o bebê pode estar sujeito a alterações cromossômicas.
Com os cuidados ideais é possível ter uma gestação saudável, para isso é fundamental ter um acompanhamento médico é fundamental, desde o início da concepção.
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038