• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Por quanto tempo óvulos e embriões podem ficar congelados?

Congelar os óvulos para futuramente realizar a fertilização in vitro. É uma das opções de tratamento mais procurados por mulheres que desejam adiar o sonho de engravidar, por diversos motivos, pessoais e profissionais.

Apesar de ser uma técnica que vem sendo altamente procurada, muitas vezes surgem dúvidas que podem ser como impasses para a rápida decisão. Aliás, o congelamento de óvulos é recomendável para todas as mulheres que desejam guardar seus gamentas. O ideal é que seja feito o quanto antes, pois após os 35 anos a fertilidade da mulher cai rapidamente e portanto após os 40 os resultados de congelamento não são promissores. Continue a leitura e entenda o porquê. 

Quando eu devo procurar congelar meus óvulos?

O congelamento de óvulos não acontece de forma aleatória. Existem algumas situações que podem levar a mulher escolher esse procedimento para preservar sua fertilidade. Vejamos a seguir condições que podem chegar na escolha da criopreservação:

Novas tentativas de fertilização

Quando os embriões (óvulos fecundados) são transferidos para o útero da mulher, a esperança de todos é que a gravidez, de fato, se confirme. Entretanto, nem sempre as notícias são animadoras e a paciente deve passar pelo processo novamente: estimulação ovariana captura dos óvulos, recebimento dos embriões, entre outros. 

Mas, com o congelamento dos embriões ou óvulos, os dois primeiros passos podem ser pulados e os médicos já podem seguir para a etapa da transferência dos embriões

Mulheres com muita produção de óvulos

Durante o tratamento de gravidez, a mulher pode ter uma produção de óvulos elevado, o que também viabiliza a realizar o procedimento de congelamento para gestações futuras ou novas tentativas de fertilização in vitro.

Quando o casal ou a mulher vai passar por tratamentos que prejudicam a fertilidade

Algumas doenças exigem tratamentos que podem alterar o sistema reprodutivo da mulher e do homem, como a quimioterapia do câncer, por exemplo. Sabendo disso, o casal pode optar pelo congelamento, enquanto estes ainda estão saudáveis.

Mas, para isso, é fundamental ter uma avaliação com um especialista em reprodução humana, para que ele avalie a saúde de ambos e identifique se essa é a técnica ideal para o casal. 

Existe um prazo limite para manter os óvulos ou embriões congelados? 

Pelo contrário, existem embriões congelados por mais de 20 anos, mas cada caso diferente do outro. Ou seja, pode ser que esse período seja maior ou menor, dependendo das necessidades e interesses da pessoa interessada no processo de fertilização. 

Uma dúvida muito comum é em relação à qualidade desses embriões após o tempo de congelamento, principalmente quando é um período muito longo. Podemos afirmar que esses embriões congelados são tão fortes e aptos para uma gestação quanto os embriões frescos.

As taxas de sucesso de gravidez são altas? 

Como você viu, os embriões congelados têm a mesma qualidade daqueles considerados frescos, produzidos naquele momento. Contudo, sempre há a possibilidade da mulher não conseguir engravidar com o uso desses embriões, o que também acontece quando são usados embriões frescos.

Além disso, a técnica de descongelamento também deve ser considerada, tanto quanto os processos de captura dos óvulos e fecundação. 

Outro fator que pode influenciar no sucesso do tratamento é a saúde e a idade da mulher. 

Tem alguma pergunta? Você pode ir até nossas redes sociais, ver os conteúdos e enviar sua mensagem, responderemos o mais rápido possível e com muito prazer! 

Acompanhe nossos canais:

➝ Instagram: @fertembryomedreprodutiva

➝ Facebook: /fertembryomedreprodutiva

Dr. Wilson Jaccoud | Diretor Técnico Médico – CRM-SP: 41.142 e o RQE: 13038

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo