• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Quais são os sintomas de ovulação?

Antes, durante e depois de ovular, a mulher pode perceber algumas diferenças em seu organismo e, com a ajuda desses sinais, é possível saber qual é o momento mais propício para engravidar. Os primeiros sintomas de ovulação iniciam-se quando os folículos, uma espécie de cápsula que abriga os óvulos até eles estarem amadurecidos, começam a se formar.

Para as tentantes, o período de ovulação é o momento mais aguardado do mês, porém, você que está entrando nesse universo, sabe de fato o que é ovulação? Siga a leitura que nós te explicaremos.

O que é ovulação?

Basicamente, a ovulação ocorre de forma cíclica no corpo da mulher, em que um óvulo é liberado de um dos ovários em direção à tuba uterina, tornando-se disponível para ser fecundado em caso de relação sexual desprotegida.

Normalmente, esse período ocorre cerca de 13 a 15 dias antes do início de cada menstruação. E, tal como as menstruações, o momento da ovulação pode variar de ciclo para ciclo. Aliás, pode até acontecer de você não ovular, como nos casos da síndrome do ovário policístico.

Quando saber que vou ovular?

Nas mulheres, com ciclo menstrual regular, é possível prever o dia da ovulação com uma pequena margem de erro, sendo que em 95% dos casos, a liberação do óvulo ocorre nos quatros dias anteriores ou posteriores à metade do ciclo menstrual. Em 30% das mulheres, o dia da ovulação cai exatamente no meio ciclo.

Para melhor compreensão, vamos exemplificar com um ciclo regular de 28 dias: como a metade da fase ocorre no 14° dia, isso significa que ela tem 95% de chance de que o período de ovulação ocorra  entre o 10º e o 18º dias do ciclo e 30% de chance de ovular exatamente no dia 14.

Quais são os sintomas de ovulação?

Os sintomas de ovulação podem variar de mulher para mulher. Na maioria dos casos, as dores de ovulação são bem sutis, algumas vezes o período pode nem apresentar um sinal.

Quando o ciclo é bem regular, é mais fácil, não apenas estimar o dia da ovulação, como também aprender a reconhecer os sintomas. É muito comum que os indícios sejam parecidos com a TPM (tensão pré-menstrual) ou, até mesmo, com os sinais da gravidez, porém são precoces e com menor intensidade. Alguns traços que podem surgir e que podem te ajudar a identificar o começo da ovulação são:

  • Aumento da temperatura corporal basal em cerca de 0,3ºC;
  • Corrimento vaginal, leve, claro e fino, com uma consistência mais escorregadia, semelhante ao da clara do ovo;
  • Dor na parte inferior do abdômen, no lado onde a ovulação está ocorrendo;
  • Aumento do desejo sexual;
  • Discreta perda de sangue vaginal;
  • A vulva ou a vagina podem parecer inchadas;
  • Aumento da sensibilidade nas mamas;
  • Olfato fica mais sensível (às vezes, o paladar também);
  • Sensação de gases na barriga.

Então, se juntarmos dois ou mais desses sintomas, aliado ao ciclo, provavelmente você esteja passando pelo momento de ovulação, sendo um dos momentos mais aguardados pelas mulheres que segue a relação sexual programada para tentar engravidar.

Mas, se mesmo com os sintomas, ou até se não aparecer nenhum sinal no seu organismo, você pode optar em realizar um teste de ovulação para facilitar a confirmação de que entrou nesse período.

Se o seu ciclo está desregulado e você não sabe exatamente os períodos de ovulação, venha para a Fert-Embryo, receba um atendimento personalizado do Dr. Wilson Jaccoud e saiba quais são os possíveis tratamentos para engravidar.

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo

CRM-SP: 41.142

RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo