• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade?

Quando as pessoas estão com dificuldades para engravidar e começam uma pesquisa por conta, surgem diversas dúvidas como: diferença entre infertilidade e esterilidade

Nestes casos, o ideal é buscar por uma ajuda profissional para que você tenha a explicação de um especialista. Além disso, ele será responsável por fazer exames que irão identificar a presença de algum dos dois empecilhos para a gravidez. 

O que é infertilidade?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), infertilidade é quando um casal não consegue engravidar após 12 meses de vida sexual ativa e contínua, sem o uso de  qualquer método contraceptivo. 

As causas são variadas, podendo ser resultado de distúrbio dos órgãos reprodutores, gametas ou da fecundação, tanto dos homens quanto das mulheres. Apesar das baixas chances, ainda é possível engravidar, principalmente, com o auxílio das técnicas de reprodução assistida

Infertilidade primária e secundária

É simples de entender: a infertilidade é considerada de grau primária quando nunca tiveram filhos. Mas, as tentativas são as mesmas, sendo de 1 ano de vida sexual ativa sem métodos contraceptivos. 

Já no segundo caso, o casal já passou por uma gestação com sucesso, porém a segunda tentativa não é a mesma. 

O que é esterilidade? 

A esterilidade é a impossibilidade de produzir gametas, sendo eles os óvulos e espermatozóides. Portanto, mesmo com a vida sexual ativa por anos, a gravidez não será concebida. 

Assim como o termo anterior, por aqui não é diferente quanto às causas. Existem variados fatores para o problema, além de diferenças entre o homem e a mulher. 

Como diagnosticar ambos os problemas? 

Qualquer casal com dificuldades para engravidar deve procurar um médico. Apenas ele saberá indicar os exames corretos para o diagnóstico, bem como o melhor tratamento para o caso. 

Com base nos resultados dos exames, o especialista saberá avaliar se se trata de infertilidade ou esterilidade. 

Vale ressaltar que, ao ser reconhecido que existe algum possível problema, ambos não hesitem em procurar por uma ajuda médica. Isso porque, quanto mais tardio e mais a idade avançar, mais grave será a situação de reversão. 

Então, o que fazer agora? 

Se o desejo da maternidade e da paternidade permanecem no coração, há uma possibilidade de recorrer a tratamentos que possibilitam a recuperação dos próprios gametas. 

 Há casos nos quais a indução da ovulação ou o coito programado, por exemplo, são medidas eficazes. Em outros, pode ser necessário recorrer a cirurgias ou à FIV (fertilização in vitro).

Infelizmente, a esterilidade não permite isso, por ser uma condição irreversível. Entretanto, ainda é possível realizar o sonho de ter filhos a partir da doação de gametas ou cessão temporária de útero.

Para todos os casos há uma solução. Agende uma consulta na clínica Fert-Embryo, passe por uma avaliação com o Dr. Wilson Jaccoud e descubra seu mundo de possibilidades.

Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038

 

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo