Muitos motivos podem levar uma mulher ou o casal a adiar uma gestação, principalmente nesse período em que estamos vivendo, com tamanha instabilidade. Mas nós recomendamos o congelamento de óvulos em Presidente Prudente antes dos 35 anos.
Para tomar uma decisão como essa é preciso muito diálogo, seja com seu parceiro ou consigo mesma. Afinal, se o seu sonho é ser mãe, é preciso muita coragem para prorrogar esse dia.
O congelamento de óvulos acaba sendo uma das melhores alternativas para quem escolheu adiar a maternidade. Claro que, para isso, é necessário ter o auxílio de um médico para saber se esse procedimento seria o ideal na sua situação.
Como saber se eu devo realizar o congelamento de óvulos?
Muitas das vezes, não sabemos se esse será ou não o melhor caminho para realizar um sonho, principalmente quando estamos falando de gerar vidas. Em razão disso, é fundamental buscar o apoio de um médico especializado em reprodução humana e assistida.
Dessa maneira, ele pode explicar detalhadamente os passos de cada procedimento, bem como avaliar o tratamento ideal para a sua situação.
No caso dos óvulos congelados, você terá uma preservação maior do nível de fertilidade presente nos gametas femininos de quando ainda jovem, garantindo altas chances de engravidar mesmo com mais idade. Mas, claro, as taxas de sucesso não são de 100%, sendo que a idade em que você receberá os óvulos novamente pode interferir no resultado positivo.
Quando eu posso congelar os óvulos?
Inicialmente é imprescindível que você esteja convicta da decisão. Não haja por impulso; ou, no caso dos casais heterossexuais, não deixe que apenas o parceiro faça essa escolha. Esse é um assunto delicado que demanda uma atenção especial, por isso pense o quanto for necessário.
Após ter a escolha concreta, vá até uma clínica de fertilização para ter uma conversa com o médico. Logo depois ele irá pedir uma bateria de exames, a fim de analisar a saúde do seu organismo e dos óvulos.
Alguns dos motivos que levam à escolha de congelar os óvulos:
> Mulheres com diagnóstico de câncer que precisarão se submeter a quimio ou radioterapia.
> Mulheres que, por motivos pessoais, querem adiar a gravidez.
> Mulheres que têm histórico de menopausa precoce na família.
> Mulheres que irão realizar alguma cirurgia nos ovários, pois isso pode levar a uma redução na reserva de óvulos.
Há garantia de engravidar com esse tratamento?
Nenhum tratamento para engravidar tem 100% de chances de ter um resultado positivo, nem mesmo se for um processo natural.
Muitos fatores internos e externos podem interferir no sucesso. No âmbito interno, refere-se ao próprio corpo da mulher, como estresse, ansiedade, estilo de vida e, principalmente, seu relógio biológico.
Aliás, sua idade é um dos principais fatores; tanto a idade para congelar os óvulos quanto a idade em que eles serão fecundados e posteriormente nidação no útero
Quando a mulher desejar tentar a gravidez, os óvulos precisarão ser descongelados, fertilizados em laboratório e só então os embriões formados serão colocados no útero.
A questão externa é referente às energias, estresse emocional do seu ciclo e até mesmo em relação ao modo em que o laboratório irá tratar suas células. Por isso, escolha uma clínica que seja referência no mercado, que transmita transparência e confiança. Escolha a Fert-Embryo para te ajudar no seu sonho!
Dr Wilson Jaccoud – médico diretor técnico da Fert-Embryo
CRM/SP 41.142 ı RQE 13038