• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Quanto tempo dura um óvulo congelado?

Você está no processo de ter seus óvulos congelados? Garanto que em algum momento deve ter passado pela sua cabeça: ‘’Por quanto tempo poderei deixá-los congelados sem perder o potencial para se desenvolver?’’

Isso é normal. Afinal, por mais que não seja sua vontade de engravidar por agora, passar pelo procedimento do congelamento de óvulos pode ser um sinal de que o desejo está sendo guardado para o futuro. 

Geralmente, as células ficam armazenadas por até dez anos, mas ainda precisam ser realizados muitos estudos para avaliar até que ponto vai a resiliência dos nossos óvulos e embriões. 

Como é o processo de congelamento de óvulos? 

Inicialmente é fundamental que a paciente faça uma bateria de exames para saber se não há nenhuma contraindicação ao uso de hormônios. Eles são necessários para impulsionar os ovários a produzir uma quantidade de óvulos, essa é dependente da idade e da reserva ovariana da paciente e da dosagem hormonal para a estimulação.

A aplicação deve ser iniciada por volta do terceiro dia de menstruação e tem de ser administrado por até dez dias. Mas lembre-se: sempre siga as instruções que o médico recomendar. 

Entre o 12º  e o 14º dia de estimulação é realizada a coleta dos óvulos, por meio de uma punção transvaginal guiada por ultrassom com a paciente sedada. Apesar da sedação, não se trata de uma cirurgia — é utilizada apenas para tornar o procedimento mais seguro e com alívio de possíveis dores.

Após a coleta, o embriologista realiza uma análise rigorosa para verificar os óvulos que devem ser congelados. Para isso, as células devem estar maduras e com uma boa qualidade morfológica. 

As chances de engravidar são as mesmas do processo natural? 

Não há uma resposta concreta para essa pergunta, isso porque existem muitas variáveis que podem interferir no sucesso do tratamento para engravidar. Mesmo que natural, é possível que a mulher tenha baixas chances de gerar um embrião espontaneamente, assim como no caso de uma fecundação com óvulos congelados. 

Um dos principais fatores que podem alterar o percurso do tratamento é a idade da mulher. Por isso, a mulher que congelou os óvulos antes dos 35 anos e pôde produzir três blastocistos tem uma boa chance de concepção. Agora, uma paciente que tem o mesmo número de blastocistos, mas congelou seus óvulos após os 40 anos, tem menores chances

Mas a idade em que a mulher inicia o tratamento de engravidar também pode ser um dos fatores a ser pensado. 

Por quanto tempo eu posso deixar os óvulos congelados? 

Assim como dissemos, não existe um prazo definido para que os óvulos permaneçam congelados. Na prática, os médicos recomendam o armazenamento por até 10 anos, quando a qualidade do material é preservada — isto é, quando o congelamento dos óvulos é realizado da maneira correta.

Busque uma clínica de referência para iniciar o seu tratamento para engravidar. Agende uma consulta com o Dr. Wilson Jaccoud e receba um atendimento personalizado e individual. 

Dr Wilson Jaccoud – médico diretor técnico da Fert-Embryo

CRM/SP 41.142 ı RQE 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo