• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Vasectomia é reversível? Entenda o procedimento

 

Mesmo que seja um procedimento de caráter definitivo, a vasectomia é reversível! Por isso, se você mudou de ideia e gostaria de ter filhos em seu relacionamento ou até mesmo em um novo relacionamento, saiba que, com a cirurgia ou com as técnicas da medicina reprodutiva, você pode!

Tecnicamente, existe a possibilidade de reverter a vasectomia e as taxas de sucesso são variáveis. Um exemplo prático se dá em pacientes que já realizaram o procedimento há mais de cinco anos e apresentam menores chances de sucesso.

Por isso, o primeiro passo a ser tomado pelo paciente antes de fazer a reversão é procurar um médico especialista para que este solicite uma avaliação urológica e exames pré-operatórios para estimar a possível taxa de sucesso.

Preparamos, neste artigo, tudo sobre o procedimento de reversão da vasectomia para você tirar suas dúvidas, entender quando procurar um médico e realizar a cirurgia.

Quanto tempo leva para reverter a vasectomia?

A alta da cirurgia costuma ser dada no mesmo dia da realização ou até um dia após. Porém, o período de recuperação em casa demora cerca de 10 dias, com repouso absoluto nos três primeiros.

Os ductos do canal deferente funcionam normalmente depois de serem religados. Entretanto, é necessário e importante que o homem evite ter relações sexuais ou ejaculação por 45 dias para que aconteça uma completa cicatrização da sutura dos canais deferentes.

Chances de sucesso na reversão da vasectomia

Depois dos 45 dias da reversão, é preciso que o paciente faça um exame de espermograma para que seja avaliada a quantidade dos espermatozóides presentes no sêmen, além de compreender seu formato e capacidade. A análise de tais fatores é importante para o sucesso da gravidez desejada.

Quando o procedimento de reversão da vasectomia é bem-sucedido, os espermatozóides voltam, pouco a pouco, a estar presentes em abundância no sêmen. E, dentro de três meses após a cirurgia, essa presença pode chegar a 79%.
Já de quatro a seis meses, os níveis aumentam para 96%. Findando o período de sete a 12 meses, as taxas são normalizadas, alcançando 99%.

Qual dos procedimentos de reprodução assistida seria mais indicado no caso de vasectomia não reversível?

Apesar dos resultados positivos, pode acontecer de o seu caso de reversão não ser bem-sucedido. Fique tranquilo, pois o sonho de ter filhos não será interrompido por esse motivo! Nos casos em que a reversão vasectomia não tiver sucesso ou que o homem não desejar realizá-la, a Fertilização in Vitro é o melhor tratamento para engravidar.

Com esse procedimento, os espermatozóides podem ser retirados diretamente da região do epidídimo ou do testículo, e cada espermatozóide é injetado diretamente dentro do óvulo. Esta etapa é realizada em laboratório para, depois, o embrião já formado ser transferido para o útero da paciente. As taxas de sucesso são superiores à gestação natural e Inseminação Intrauterina (Inseminação Artificial).

Se você fez a vasectomia, mas ainda deseja ter filhos, venha para a Fert-Embryo! Nossa missão é te ajudar a realizar o sonho da maternidade. Agende já sua consulta com o Dr. Wilson Jaccoud.

Dr.Wilson Jaccoud, médico diretor clínico da Fert-Embryo
CRM-SP: 41.142
RQE: 13038

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo