Ser pai e construir uma família, é um sonho pouco falado pelos homens. Aliás, outro assunto pouco comentado é a infertilidade masculina.
Quando o desejo é compartilhado com sua parceira, as tentativas começam e, junto dela, a ansiedade acompanha um misto de sentimentos. O que é normal, afinal, vocês estão prestes a gerar uma vida!
Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 15% dos casais que tentam engravidar não conseguem a fecundação no intervalo de um ano? Se esse é o seu caso, existem passos que podem auxiliar no processo e tornar o sonho em realidade.
Quais são as causas da infertilidade masculina?
Durante muito tempo, o problema era relacionado apenas à fertilidade feminina e pouco se falava sobre a infertilidade masculina. Hoje, sabe-se do seu real impacto, tanto nas chances de engravidar, quanto na vida do casal.
Existem muitas causas possíveis para essa condição. Porém, neste caso, a idade não é uma grande influência para os homens. Contudo, se o problema realmente existe, é necessário ter a avaliação junto a um urologista especialista em infertilidade.
Dentre as principais causas que propiciam a infertilidade nos homens estão:
- varicocele, dilatação anormal das veias testiculares;
- obesidade;
- tabagismo;
- uso de anabolizantes;
- infecções não tratadas.
Quanto às infecções, é importante ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis (DST) também podem levar à infertilidade.
É possível prevenir a infertilidade?
Infelizmente, não há um remédio ou um procedimento médico que possa manter a fertilidade masculina. Entretanto, como outras doenças, a infertilidade pode ser evitada com a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Alguns meios de prevenção são:
- Evitar exposição a metais pesados, como chumbo e mercúrio;
- Manter a prática de exercícios físicos regularmente;
- Aderir uma dieta equilibrada;
- Evitar estresse;
- Manter uma vida com lazer.
- uso de preservativos para evitar DST;
- evitar exposição profissional em ambientes de temperatura alta (exemplo, trabalhar em caldeira, de pizzaiolo, etc) – os testículos devem sempre estar 2ºC a menos que a temperatura corporal para que funcionem normalmente.
Além disso, é sempre importante manter as visitas regulares no urologista, desde a adolescência. Afinal, com um diagnóstico precoce é possível ter um tratamento eficaz e rápido.
Como saber se eu sou infértil?
O primeiro passo é agendar sua consulta com o médico especialista. Durante a conversa com o profissional, você deve relatar o problema que vêm enfrentando.
Assim, ele irá solicitar um exame de espermograma, que será a base das decisões relativas à abordagem adequada.
O exame deve analisar o volume, o pH, o número total de espermatozóides, a motilidade, a vitalidade, a morfologia e os leucócitos.
Outro método para descobrir a infertilidade é através da pesquisa na história familiar do paciente, por isso outra opção é fazer um estudo genético, que permite um aconselhamento genético adequado ao casal que pretende ter um bebê.
Quando devo procurar um especialista em infertilidade masculina?
A principal causa para buscar por um auxílio médico é o tempo que o casal está tentando engravidar.
Existem dois períodos que variam de acordo com a idade da mulher. Se a mulher tem até 35 anos e está mantendo relações sexuais frequentes a mais de um ano, sem o uso de contraceptivo e não consegue engravidar. Ou, caso a mulher tenha mais de 35 anos, esse tempo de tentativa deve cair para seis meses.
Quais são os tratamentos para infertilidade masculina?
Existem muitas causas possíveis para a infertilidade masculina, mas a boa notícia é que os tratamentos também são muitos. Por isso, informe-se sobre o assunto e procure profissionais que podem te ajudar!
Quer saber mais sobre infertilidade e medicina reprodutiva? Agende sua consulta na clínica Fert-Embryo e receba um atendimento personalizado.
Dr. Wilson Jaccoud – Diretor Técnico Médico CRM-SP: 41.142 | RQE: 13038