• Icone Telefone Fert Embryo18 3222-1800
  • 18 98127-6834
  • 18 98135-4780

Onde dói a endometriose?

Você sabia que existem 3 tipos de endometriose? E que, independentemente de suas diferenças, os sintomas apresentados são parecidos? Além disso, muitas mulheres com endometriose não sentem nenhum tipo de desconforto, enquanto outras sofrem de dores incapacitantes. Mas você sabe onde dói a endometriose?

Acompanhe nosso artigo para saber mais sobre as possíveis causas da endometriose, como ela pode ser classificada e as principais dúvidas sobre as dores de nossas pacientes.

Quais são os tipos de endometriose?

A endometriose é divida em 3 tipos principais.

Endometriose peritoneal

A endometriose peritoneal acontece na região do peritônio, o tecido que recobre internamente os órgãos da cavidade abdominal e pélvica.

Endometriose no ovário

Também chamada de endometriose ovariana ou endometrioma. É aquela que atinge os ovários, sendo causada, principalmente, pela formação de cistos com um conteúdo sanguinolento dentro do ovário.

Endometriose profunda

A endometriose profunda é considerada uma forma mais grave da endometriose. Ela ocorre quando os focos da doença já estão infiltrados na parede de um órgão ou estrutura por mais de 5 mm. Em casos assim, é possível encontrar a endometriose de septo retovaginal, tecido que separa a vagina do reto.

Além disso, os sintomas tendem a ser mais intensos no período menstrual. Dependendo do local afetado e da extensão da doença, a paciente pode se submeter a tratamento cirúrgico imediato.

A endometriose pode se manifestar em órgãos distantes da cavidade pélvica, como, por exemplo, nos seguintes casos:

Endometriose na parede abdominal

A endometriose de parede acomete a parte abdominal, podendo ser notada em áreas submetidas previamente a alguma cirurgia.

Outro local comum à endometriose de parede é a região umbilical. Os nódulos de parede abdominal ficam mais dolorosos e aumentam no período menstrual.

Endometriose nos pulmões

A endometriose pulmonar é muito rara. Ela acontece quando o tecido endometrial responsivo aos hormônios por meio da corrente sanguínea se desenvolve na região pulmonar. Manifesta-se como um sangramento nas vias aéreas durante o período menstrual, normalmente por meio da tosse.

Quais são os efeitos da endometriose?

Os efeitos que a endometriose pode causar no organismo e/ou no corpo das mulheres são:

  • Cólica menstrual com aumento da intensidade ao passar dos meses
  • Dor durante as relações sexuais.
  • Dor crônica na região pélvica.
  • Alterações intestinais cíclicas, alterações urinárias cíclicas. 
  • Dificuldade para engravidar (infertilidade)

E, nos casos de endometriose profunda, tais sintomas podem ser mais fortes, como:

  • Cólicas menstruais intensas e dores durante a menstruação.
  • Sangramento menstrual intenso ou irregular.
  • Dor durante as relações sexuais.

Por isso,  diante dessa realidade, muitas pacientes que sonham com a maternidade ficam preocupadas com a sua fertilidade.

É possível engravidar com endometriose?

A resposta para esta pergunta é: sim, pode ser possível engravidar com endometriose, como também podem ocorrer dificuldades para que a mulher engravide.

Precisamos levar em consideração que a infertilidade é um sintoma comum da endometriose. A cada 10 mulheres com endometriose, de 2 a 5 têm dificuldades para engravidar. 

Quais os riscos de uma gravidez com endometriose?

Os riscos mais comuns são de gravidez ectópica, conhecidade popularmente como “gravidez fora do útero”, e aborto. Além desses, outros riscos são:

  • Aumento do risco de ruptura das veias que irrigam o útero.
  • Possibilidade de complicações relacionadas à placenta.
  • Necessitar de uma cesária.

Também é possível que, após a 24ª semana, aumentem as chances de que haja complicações, como hemorragia e parto prematuro.

Portanto, se você está grávida e tem endometriose, para compreender e se prevenir dos possíveis riscos, é importante solicitar ao seu médico um diagnóstico adequado e completo sobre seu estado de saúde. Faça um acompanhamento com o médico regularmente para a sua saúde e segurança, bem como do bebê.

Quais são os problemas que dificultam a gravidez?

Existem casos em que a endometriose ocasiona grande formação de aderências ou altera de forma importante o posicionamento dos órgãos reprodutivos.

Por isso, é extremamente necessária a avaliação do médico especialista, pois existe a possibilidade de tratar a endometriose com cirurgia por meio da remoção da doença da cavidade abdominal e, principalmente, junto aos órgãos.

Esse procedimento, que pode resolver o problema em até 50% dos casos, pode ser realizado por meio da videolaparoscopia, uma cirurgia minimamente invasiva na qual é feita uma pequena incisão na região do abdômen para a introdução de um aparelho denominado laparoscópio, constituído por um fino tubo de fibras ópticas.

Entretanto, se a cirurgia não resolver o problema, é necessário recorrer à associação dos tratamentos de reprodução assistida

Quando a FIV é indicada?

A fertilização in vitro é indicada para pacientes que apresentam os dois ovários comprometidos ou têm insuficiência ovariana prematura, também conhecida por “menopausa precoce”. Por isso, a fertilização in vitro é um excelente tratamento para engravidar quando se tem endometriose.

Outra questão importante é a conscientização da preservação dos óvulos em caso de cirurgia, já que, ao mexer nos ovários, sempre existe uma perda de óvulos, algo insignificante para pacientes com uma boa reserva. No entanto, para mulheres acima dos 35 anos, essa perda causada por manipulação cirúrgica pode debilitar as chances de a maternidade acontecer.

Contudo, é possível que pacientes realizem o congelamento de óvulos e embriões para tentarem a vivência da maternidade quando encontrarem o momento ideal.

Na Fert-Embryo, você tem um atendimento adequado e completo com o Dr. Wilson Jaccoud, ginecologista especialista em reprodução humana. É ele quem te ajudará a compreender os possíveis fatores de infertilidade e recomendará o melhor tratamento para engravidar. Realize o sonho da maternidade aqui!

  • Share post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ENTRE EM CONTATO

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco, responderemos em breve

COPYRIGHT @ 2020 - Fert Embryo - Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Logo Luz Própria Fert Embryo